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Elas buscam compreender a realidade social e propor soluções para os inúmeros conflitos Desnaturalizar
sociais contemporâneos. Ainda que, na prática, a divisão entre as três ciências não seja rigorosa, A ideia de
por convenção, a Antropologia prioriza os fenômenos culturais, a Ciência Política, as relações desnaturalização ou
de poder e instituições políticas, e a Sociologia, a análise das relações e estruturas sociais. estranhamento na
Neste capítulo, iniciaremos juntos a caminhada para entender como a Sociologia nos Sociologia consiste
permite desnaturalizar nossas certezas e por que o método científico é uma ferramenta em perceber os
fenômenos sociais
indispensável para o sucesso dessa empreitada. como construções
humanas resultantes
de outros
2 As diferentes formas de conhecimento fenômenos sociais,
não como aspectos
A espécie humana não se limita a sobreviver no mundo. Ela também procura entendê- imutáveis da
-lo e modificá-lo de acordo com as diferentes formas como percebe a realidade. Essa natureza.
busca, que articula a realidade objetiva (como se apresenta aos sentidos) e a realidade
subjetiva (tal qual é percebida pelos indivíduos), é a matriz sobre a qual se constrói o
que convencionamos chamar conhecimento.
Podemos definir o conhecimento como toda compreensão e prática adquiridas, cuja
memória e transmissão permitem lidar com as tarefas do dia a dia. Quando uma pessoa age
de acordo com sua experiência de vida, expressa uma forma de conhecimento do mundo.
Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
Correr a favor do vento e segurar um martelo pelo cabo são habilidades adquiridas com a
experiência, um tipo de conhecimento construído na vida comum. Do mesmo modo, quando
um cientista anuncia uma descoberta, também apresenta um tipo de conhecimento sobre a
realidade. Portanto, podemos afirmar que somos todos capazes de produzir conhecimento,
mas existem diferenças de acordo com a forma como esse conhecimento é produzido.
Orientado pela experiência e transmitido por gerações, o conhecimento produzido
nas sociedades adquire formas tão diversas quanto as próprias sociedades. Pode-se, por
exemplo, resolver um problema imediato (como atravessar um rio sem se afogar), res-
ponder a uma questão transcendental, isto é, que vai além da nossa existência material
(como o sentido da vida e da morte), resolver uma pendência social (como determinar o
justo proprietário de uma terra) ou desvendar as estruturas do Universo (de que forma
definir a menor partícula que compõe a matéria).
É possível tentar explicar as mais diversas questões com base na experiência ou
mediante o que se aprende com os pais, na crença em Deus ou em um livro sagrado, em
sistemas lógicos de pensamento ou, ainda, em regras e critérios sistemáticos de inves-
tigação e de verificação.
Realizado em São Paulo o
I Congresso de Sociologia. Criada a primeira Sancionada a Lei
Nesse congresso, Florestan associação de sociólogos n 11.684/2008, que torna
o
Fernandes apresenta no país, a Associação obrigatória a inclusão da
o estudo O ensino de Profi ssional dos Sociólogos Sociologia como disciplina nas
Sociologia na escola do Estado do Rio de grades curriculares de Ensino
secundária brasileira. Janeiro – APSERJ. Médio em todo o país.
1952 1954 1968 1981 1996 2008
A Organização É publicado o livro Sancionada a Lei
o
Internacional do Pedagogia do oprimido, n 9.394/1996, nova Lei de
Trabalho reconhece de Paulo Freire, Diretrizes e Bases da Educação,
a profi ssão de referência para a que aponta a necessidade dos
conhecimentos de Sociologia
sociólogo. valorização dos saberes na formação dos alunos de
populares na construção Ensino Médio.
do conhecimento.
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