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Saiba mais Positivismo
ALBUM/AKG-IMAGES/LATINSTOCK Augusto Comte (1798-1857), o Positivismo está relacionado
Corrente de pensamento criada pelo filósofo fran cês
ao surgimento da Sociologia como ciência. Seu método exige
que o investigador assuma uma atitude laica e pragmática
na busca dos princípios que governam a vida social, tal como
um físico que procura identificar as leis do mundo natural. O
Positivismo defende o princípio de que a ciência é o caminho
para o progresso da humanidade e que só se pode afirmar
que uma teoria é correta se ela for comprovada por meio de
métodos científicos válidos. Esta escola filosófica ganhou
Considerado um força na Europa na segunda metade do século XIX e come-
dos fundadores do
pensamento sociológico, ço do XX, período em que chegou ao Brasil, tendo exercido
Augusto Comte é o significativa influência no país, que expressa em sua bandeira
criador do Positivismo. republicana o lema positivista “Ordem e progresso”.
Os defensores da oposição entre ciência e senso comum destacam a ciência como
Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
conhecimento imparcial e racional, enquanto o senso comum é visto como um olhar parcial Iluminismo
e irracional sobre a realidade. Essa concepção tem origem no Iluminismo, movimento Movimento
intelectual e político que, ao longo do século XVIII, defendeu a ciência como o caminho intelectual surgido
para a superação do chamado Antigo Regime. na Europa no
A defesa da ciência como único conhecimento válido e aceito e a crítica aos outros século XVIII. O
meios de explicação do mundo, principalmente o religioso, serviram de fundamento para Iluminismo teve
que, no século XIX, se desenvolvesse uma corrente de pensamento conhecida como Po- grande influência
nas transformações
sitivismo. Nela, a ciência é o único conhecimento útil a ser perseguido pela humanidade, políticas e
a única maneira de investigar e conhecer a realidade e a única forma legítima de resolver econômicas ocorridas
os problemas que a impediriam de atingir sua plenitude. nesse período. Suas
Em uma segunda vertente, estão aqueles que consideram a ciência e o senso comum propostas mais
conhecimentos complementares. O filósofo afirma que a oposição entre ciência e senso relevantes foram a
defesa da liberdade
comum se justificou nos séculos XVIII e XIX, principalmente nas Ciências Naturais, para econômica e política
promover a ciência como o principal meio de conhecimento do mundo. Na atualidade, tal e a valorização
oposição não se justifica e deve ser substituída por uma aproximação que transforme tanto da ciência como
o senso comum quanto a ciência. Assim, o senso comum se tornaria menos supersticioso e principal meio
restrito à tradição, enquanto a ciência ficaria mais acessível e inteligível a todos, mediante de compreensão
o surgimento de novos veículos de divulgação científica e a universalização da educação. do mundo. Seus
ideais serviram
aos interesses da
Quem escreveu sobre isso burguesia nascente
contra a estrutura
social do Estado
MAURICIO LIMA/AFP Sociólogo português (1940-), especialista em Sociologia Locke, Voltaire,
absolutista. John
Boaventura de Sousa Santos
Charles de
do Direito, é defensor da aproximação entre ciência e sen-
Jean-Jacques
so comum e incentivador da ação dos movimentos so- Montesquieu,
ciais como meio de enfrentar crises. Dirige atualmente o Rousseau e Adam
projeto de investigação Alice – espelhos estranhos, lições Smith são alguns dos
imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de principais teóricos
partilhar as experiências do mundo. do Iluminismo e
tiveram papel central
Boaventura de Sousa Santos enfatiza a importância na construção do
da complementaridade entre senso comum e ciência. pensamento social
contemporâneo.
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