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1 Primeiras palavras


Relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado em setembro de 2014
informava que 805 milhões de pessoas passavam fome em todo o mundo. Esse número
representava um em cada nove seres humanos que viviam no planeta. A ONU também
apontava que a maior parte dos que passavam fome vivia em países em desenvolvimento.
Isso nos mostra que, em pleno século XXI, antigos problemas continuam a desafiar a hu-
manidade. Por isso, é cada vez mais importante compreender o mundo e os fenômenos
que fazem parte do dia a dia.
Para cada problema vivenciado por homens e mulheres em vários lugares da Terra,
como a falta de comida ou a distância entre duas cidades, diferentes sociedades encon-
traram diferentes soluções. Entretanto, tendo como referência a história ocidental até o
final da Idade Média, essa busca por conhecimento e soluções não acontecia em relação
às transformações e aos conflitos sociais: os choques entre religiões, os conflitos gera-
cionais, a estrutura familiar, a organização política e econômica eram entendidos como
fenômenos naturais ou como resultados da providência divina. Nesses casos, não cabia à
humanidade interferir. Uma realidade na qual não se pode intervir não é vivida como um
problema, mas como um destino, e um destino não pode ser objeto da ação humana e
do conhecimento científico.
Somente a partir do século XVIII, por causa das grandes revoluções que ocorreram no
período, as sociedades e suas diferentes realidades começaram a ser discutidas e vistas
como construções passíveis de serem transformadas pela ação humana. Mais do que
isso, essas transformações poderiam ser realizadas considerando objetivos traçados pela
própria sociedade, com base em princípios éticos modernos que propunham a liberdade,
a igualdade e a fraternidade contra a servidão, a hierarquia e a exploração.
O contexto social que mudou o modo como as sociedades ocidentais olhavam para si Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
mesmas e as converteu em objeto da ciência foi um processo sócio-histórico que envolveu
Site três grandes revoluções: uma econômica (Revolução Industrial), uma política (Revolução
www.sociologia. Francesa) e outra cultural (Iluminismo).
seed.pr.gov.br Nesse contexto, o conhecimento religioso e filosófico construído ao longo dos séculos
Site da disciplina de Socio- foi confrontado com outro modo de compreender a realidade social: o conhecimento
logia do Portal Dia a Dia científico. Somente então foi possível o surgimento da Sociologia, ciência que objetiva
Educação, do estado do Pa-
raná. Apresenta diferentes compreender os conflitos, as permanências e as transformações das sociedades contem-
documentos e informações porâneas. Em conjunto com a Antropologia e a Ciência Política, a Sociologia constitui
sobre o tema. o campo do conhecimento denominado Ciências Sociais.




Cronologia
É criado o
primeiro curso
Max Weber de Sociologia no
publica A ética Brasil, na Escola
René Descartes protestante e Livre de Sociologia
publica Discurso Karl Marx publica o “espírito” do e Política de São
do método. Manifesto comunista. capitalismo. Paulo.

1637 1830 1848 1895 1904 1925 1933 1942
Augusto Comte Émile Durkheim O Colégio Pedro II A Reforma
publica Curso de publica As regras passa a ser a Capanema retira
filosofia positiva. do método primeira instituição a obrigatoriedade
sociológico. de ensino a oferecer do ensino de
a disciplina Sociolo- Sociologia
gia em sua grade nas escolas
curricular no Brasil. secundárias.
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