Page 24 Demo
P. 24








tra que pensadores e cientistas especializados Questão 2
em Ciências Humanas, Exatas ou da Natureza
podem atuar conjuntamente para criar soluções (Enem, 2014)
para os problemas que impedem a superação das Panayiotis Zavos “quebrou” o último tabu da
mazelas da colonização e do elitismo que mar- clonagem humana – transferiu embriões para o
caram a formação do Brasil. Organize um debate útero de mulheres, que os gerariam. Esse proce-
com a presença de cientistas de diferentes áreas dimento é crime em inúmeros países. Aparente-
que trabalham em funções públicas (médicos, mente, o médico possuía um laboratório secreto,
veterinários, engenheiros, assistentes sociais, no qual fazia seus experimentos. “Não tenho
jornalistas etc.), ativistas sociais (militantes de nenhuma dúvida de que uma criança clonada irá
movimentos sociais, organizações não governa- aparecer em breve. Posso não ser eu o médico
mentais, movimento estudantil etc.), detentores que irá criá-la, mas vai acontecer”, declarou Za-
de saberes tradicionais (parteiras, indígenas, qui- vos. “Se nos esforçarmos, podemos ter um bebê
lombolas, ribeirinhos etc.) e religiosos (padres, clonado daqui a um ano, ou dois, mas não sei se
mães de santo, espiritistas etc.). Escolha áreas do é o caso. Não sofremos pressão para entregar um
conhecimento como saúde, alimentação, educa- bebê clonado ao mundo. Sofremos pressão para
ção, e peça a cada um que exponha sua contri- entregar um bebê clonado saudável ao mundo.”
buição para a área escolhida. Ao final do debate, CONNOR, S. Disponível em: .
construa um painel com a contribuição de cada Acesso em: 14 ago. 2012. (Adaptado).
tipo de conhecimento e a forma como constroem
Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
o conhecimento social. A clonagem humana é um importante assunto de
reflexão no campo da bioética, que, entre outras
Exames de seleção questões, dedica-se a
a) refletir sobre as relações entre o conhecimento
Questão 1 da vida e os valores éticos do homem.
(Enem, 2011) b) legitimar o predomínio da espécie humana sobre
as demais espécies animais no planeta.
Um volume imenso de pesquisas tem sido
produzido para tentar avaliar os efeitos dos c) relativizar, no caso da clonagem humana, o uso
programas de televisão. A maioria desses estu- dos valores de certo e errado, de bem e mal.
dos diz respeito às crianças – o que é bastante d) legalizar, pelo uso das técnicas de clonagem,
compreensível pela quantidade de tempo que os processos de reprodução humana e animal.
elas passam em frente ao aparelho e pelas pos- e) fundamentar técnica e economicamente as pes-
síveis implicações desse comportamento para a quisas sobre células-tronco para uso em seres
socialização. Dois dos tópicos mais pesquisados humanos.
são o impacto da televisão no âmbito do crime
e da violência e a natureza das notícias exibidas
na televisão. Questão para pesquisa

GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.
Veja no link O texto indica que existe uma significativa produ- pdfs/participacao/pesquisa%20perfil%20da%20ju-
ção científica sobre os impactos socioculturais da ventude%20snj.pdf> a pesquisa Agenda Juventude
televisão na vida do ser humano. E as crianças, em Brasil 2013. Em seguida, de acordo com as orienta-
particular, são as mais vulneráveis a essas influên- ções de seu professor, realize as seguintes ativida-
cias porque des:
a) codificam as informações transmitidas nos pro- • Analise os resultados da pesquisa sobre a juven-
gramas infantis por meio da observação. tude brasileira. O que ela nos diz sobre a percep-
ção dos jovens acerca de sua própria realidade?
b) adquirem conhecimentos variados que incenti-
vam o processo de interação social. • Discuta por que a pesquisa pode ser considerada
científica. Aponte que modelo de análise da rea-
c) interiorizam padrões de comportamento e pa- lidade social foi utilizado.
péis sociais com menor visão crítica.
• Com base nos conteúdos discutidos neste capí-
d) observam formas de convivência social baseadas tulo, em conjunto com o professor, escolha um
na tolerância e no respeito.
tema, monte um pequeno questionário e orga-
e) apreendem modelos de sociedade pautados na nize uma pesquisa na própria escola. No final,
observância das leis. organize os dados e apresente-os aos colegas.

37
   19   20   21   22   23   24